segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Pré-história em Fiais - Carregal do Sal

Uma das maiores descobertas que realizei ultimamente foi a zona arqueológica de Fiais-Azenha ao pé de Carregal do Sal. Situado em pleno coração do Planalto Beirão olhando para a Serra da Estrela, podemos encontar vestígios da presença humana pré-histórica.


Destacam-se os seguintes monumentos visitáveis:

1 - Orca do Outeiro do Rato
Monumento funerário com câmara poligonal e corredor longo. Terá sido utilizado durante o Neolítico Final e Calcolítico e ainda durante a Idade do Bronze.

2 - Orca do Santo
Encontra-se hoje destruído, estando ainda visível parte da Mamoa.

3 - Abrigo da Orca
Trata-se de um abrigo sob rocha não datado até à data.

4 - Dolmen da Orca (Monumento Nacional)
É sem dúvida um dos maiores dolmens e um dos mais importantes monumentos megalíticos desta região, desde sempre propícia à ocupação humana. Com uma altura de três metros e um comprimento de sete metros e meio, é formado pela câmara e por um corredor. Mantém ainda os nove esteios e a laje de cobertura da câmara funerária.

5 - Orca 1 do Ameal
Com cerca de 6000 anos, é uma das sepulturas pré-históricas mais antigas do circuito. É constituída por câmara poligonal aberta e sem corredor.

6- Orca 2 do Ameal
Com cerca de 6000 anos, é, juntamente com a Orca 1 do Ameal, uma das sepulturas pré-históricas mais antigas do circuito. É constituída por câmara poligonal aberta e sem corredor.

7 - Habitat do Ameal
Local habitado, provavelmente de modo sazonal, por grupos pré-históricos. Era um povoamento aberto e os vários achados aí encontrados, incluíndo vários tipos de utensílios, remetem-no para a primeira fase do megalitismo regional, tal como acontece nas Orcas 1 e 2 do Ameal.

8 - Orca da Palheira
De razoáveis dimensões, possui uma câmara poligonal com corredor alongado. Posteriormente foi rodeado por uma palheira e adaptado à habitação, o que sucedeu até ao século passado. Alguns dos esteios foram utilizados na construção, alterando a sua estrutura megalítica.

9/10 - Complexos Rupestres do Ameal (gravuras 1 e 2)
Trata-se de afloramentos graníticos que apresentam gravuras, sobretudo cruciformes, datando de diferentes períodos.

11 - Penedo da Víbora
Rocha com insculturas. Está relacionada com várias lendas sobre moiras e povos megalíticos.

12 - Orca de Santo Tisco
Embora fique já fora do circuito, este dolmen destaca-se por apresentar uma característica especial - um dos esteios apresenta uma pintura a ocre representando um sol com sete raios

Deixo-vos com algumas fotos