sexta-feira, 3 de abril de 2009

Viagem à Madeira (2º Dia)

Às 9:00 horas já se encontrava no local o nosso guia o Sr. Fernando. Hoje a visita á Ilha ia fazer-se pelo lado Oriental em ambos os locais Norte e Sul. O nosso dia começou com a visita ao Jardim Botânico. Um sítio maravilhoso e fantástico. Bem decorado e ajardinado onde podemos constatar um soberbo deleite em indicar às pessoas que as espécies da Madeira estão preservadas naquele local fantástico. Existe para além desse refúgio da flora um parque com mais de 80 espécies de papagaios. saímos dali em direcção ao Terreiro da Luta, um local onde foi construída uma imagem de Nossa Senhora e onde, em forma de Rosário, foram dispostas as pedras de praia ligadas por correntes dos navios afundados no Funchal durante o ataque alemão na Primeira Guerra Mundial. Quer as pedras do rosário, quer as correntes de navio foram carregados até ao local, a pé e à mão por cerca de 300 homens em procissão até ao cimo do monte. Pelo caminho passámos pelo parque ecológico do Funchal. No Pico do Areeiro não conseguimos ver grande coisa porque estava muito nevoeiro. Dali podemos percorrer uma das pequenas rotas mais impressionantes da Madeira que é ir até ao Pico Ruivo (1882m). Voltámos atrás e começámos a descer para o Ribeiro Frio, onde iremos almoçar a famosa sopa de Tomate e Cebola, a Espetada de Carne em espeto de Louro, o bolo do caco e o folhado de amêndoa, mas antes fizemos uma levada e visitámos os balcões que tem uma vista fabulosa sobre o lado norte da ilha uma vista que desce pelo vale até à área de Santana. Depois do Almoço (formidável) fomos em direcção de Santana para visitar as casas tradicionais com telhado de colmo. Este telhado é renovado quase todos os seis anos e a Câmara de Santana patrocina todos quantos quiserem viver desta forma. No entanto, apesar de termos visitado uma casa que supostamente é habitada é um facto que ninguém vive nelas. Com os confortos dos dias de hoje é complicado viver no desconforto de algo que perdura há mais de 220 anos.
Dali seguimos em direcção à ponta Oriental da Ilha. A ponta de S. Lourenço. Esta zona é completamente diferente do resto da Ilha. Uma zona árida, e sem vegetação pese embora o facto de ter chovido e haver algum verde. Depois fomos até Machico que se encontra no fundo do maior vale da Ilha e junto ao mar. De facto trata-se da primeira cidade da Madeira. A cidade onde aportou o primeiro navio de Tristão Vaz Teixeira vindo de Porto Santo. A cidade do Funchal foi a segunda capitania entregue a João Gonçalves Zarco. Subimos depois em direcção à Camacha onde visitámos uma fábrica de cestaria e artesanato local. também aqui que se jogou futebol pela 1ª vez em Portugal. Descemos em direcção ao Funchal para irmos jantar e descansar.